sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vereador e jornalista parabenizam pelo Facebook morto que faria aniversário de vida hoje



Marcos Maivado Marinho


O professor Heretiano Gurjão Filho, que morreu vitimado por fulminante infarto no finalzinho do ano passado deixando em Campina Grande a família enlutada e uma legião de alunos admiradores, foi efusivamente saudado hoje (30) em sua página no Facebook pela data natalícia.
Nada anormal se a saudação fosse póstuma, como seria o correto, até porque a página se mantém no ar. Ocorre que os que o saudaram, dentre eles um seu colega da Universidade Federal de Campina Grande, o vereador Lula Cabral, postou texto com efusivos “parabéns”, numa insensatez vergonhosa. “Parabéns !! O Senhor é a sua força, o seu escudo, é a sua confiança, é a sua esperança. O Senhor é o seu refúgio, é o seu ungido, o Senhor te dá forças, e te abençoa com a Paz”, alegrou-se.
Já Marcus Damião de Lacerda desejou “muita saúde, paz, realizações e conquistas na sua vida pessoal familiar e profissional”.
E até o extremamente bem informado jornalista Apolinário Pimentel não conseguiu escapar desse mico virtual: “PARABÉNS, AMIGO. SAÚDE E PAZ”, postou assim mesmo em caixa alta, curto e grosso.
Naihara Gurjão, que pelo sobrenome denuncia a ligação familiar, declamou um poema evocando “A Idade de Ser Feliz”, aquela em que, segundo o poema postado, “é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los”.
O corpo do cantor Reginaldo Rossi ainda estava insepulto quando eu vi, na galeria de imprensa da Câmara Municipal, durante a última sessão do ano (extraordinária, inclusive), Projeto de Lei Ordinária de autoria do vereador Lula Cabral (PRB) para que o nome do artista seja dado a “um dos logradouros inominados de Campina Grande”.
VACILO DO VEREADOR
O “vacilo” do vereaor Lula Cabral é de fato imperdoável. Não somente por ser ele um representante do povo, mas porque foi colega de universidade na mesma UFCG onde Heretiano dava aulas. Portanto, não pode negar que não soube da morte do amigo.
E logo Lula, um esperto e apressado edil que sempre se mostrou preocupado em dar nome de ruas a celebridades, protocolando os pedidos ainda com os mortos insepultos, como se deu com Mandella e quase ocorria com Reginaldo Rossi, conforme registrou em seu blog Lenildo Ferreira, que é assessor do Legislativo municipal campinense.
“O corpo do cantor Reginaldo Rossi ainda estava insepulto quando eu vi, na galeria de imprensa da Câmara Municipal, durante a última sessão do ano (extraordinária, inclusive), Projeto de Lei Ordinária de autoria do vereador Lula Cabral (PRB) para que o nome do artista fosse dado a um dos logradouros inominados de Campina Grande”, informou Lenildo.
Diz anda Lenildo que, como era uma sexta-feira, o protocolo de Lula para homenagear Rossi foi feito apenas na segunda, 23, dois dias após o sepultamento do cantor. Esse detalhe evitou que o projeto fosse registrado antes de o intérprete de “Garçom” descer à cripta, o que, no entanto, não deixa de impressionar pela celeridade do parlamentar em homenagear o “rei do brega”.
Outro famoso, no entanto, conseguiu ser homenageado por Lula Cabral antes do sepultamento. Trata-se do grande líder mundial Nelson Mandela. O ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz faleceu no dia 05 de dezembro de 2013, mas o enterro aconteceu apenas dez dias depois.
Nesse meio tempo Lula protocolou não um, mas dois projetos. O primeiro, no dia seguinte à morte do estadista, dando seu nome à futura Alça Leste; e o segundo no dia 10, batizando de Nelson Rolihlahla Mandela “uma das novas escolas a ser construída no município”.
“Talvez nem mesmo a grandeza de Mandela justifique tanta pressa em batizar um logradouro público. A culpa, no entanto, talvez seja de quem resolveu manter o corpo insepulto durante dez dias... Não é?”, ironizou o jornalista campinense.


Blog do Tião Lucena

Nenhum comentário: