Uma
associação francesa que luta contra o alcoolismo fez um alerta sobre a
publicidade de bebidas alcoólicas na transmissão dos jogos de futebol da
Copa do Mundo, no Brasil. A cerveja Budweiser e o champanhe Taittinger
são patrocinadores oficiais do evento, mas é provável que as marcas não
apareçam durante os jogos, pois na França as propagandas de bebidas
alcoólicas são ilegais há 23 anos.
A Associação Nacional de Prevenção do Alcoolismo e da Dependência
(ANPAA) lembrou em um comunicado que “a publicidade a favor das bebidas
alcoólicas na televisão é proibida e que isso inclui também as
retransmissões de manifestações internacionais que acontecem no
exterior, mas que visam o público francês”.
Esta não é a primeira vez que a ANPAA interfere em eventos
esportivos. Recentemente, a associação ganhou na justiça contra o
champanhe Taittinger por ter “emitido publicidade ilícita na ocasião do
jogo França x Ucrânia, decisivo para a qualificação da Copa do Mundo”,
como evoca o comunicado. A organização não detalha como as marcas
deveriam ser escondidas durante os jogos, ela pede apenas que as
propagandas não apareçam na televisão.
A lei Evin, criada em janeiro de 1991, proibiu a propaganda de
bebidas alcoólicas e cigarros nos meios de comunicação franceses e
também regulou o consumo de cigarros em certos lugares públicos, como
ônibus, metrôs e locais de trabalho. Entre 1990 e 2000, o consumo de
álcool caiu mais de 20% em todo o território francês.
Noticiário Internacional
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