sexta-feira, 7 de março de 2014

Propaganda de bebidas alcoólicas durante Copa do Mundo preocupa associação francesa


bebida alcoolicaUma associação francesa que luta contra o alcoolismo fez um alerta sobre a publicidade de bebidas alcoólicas na transmissão dos jogos de futebol da Copa do Mundo, no Brasil. A cerveja Budweiser e o champanhe Taittinger são patrocinadores oficiais do evento, mas é provável que as marcas não apareçam durante os jogos, pois na França as propagandas de bebidas alcoólicas são ilegais há 23 anos.

A Associação Nacional de Prevenção do Alcoolismo e da Dependência (ANPAA) lembrou em um comunicado que “a publicidade a favor das bebidas alcoólicas na televisão é proibida e que isso inclui também as retransmissões de manifestações internacionais que acontecem no exterior, mas que visam o público francês”.
Esta não é a primeira vez que a ANPAA interfere em eventos esportivos. Recentemente, a associação ganhou na justiça contra o champanhe Taittinger por ter “emitido publicidade ilícita na ocasião do jogo França x Ucrânia, decisivo para a qualificação da Copa do Mundo”, como evoca o comunicado. A organização não detalha como as marcas deveriam ser escondidas durante os jogos, ela pede apenas que as propagandas não apareçam na televisão.
A lei Evin, criada em janeiro de 1991, proibiu a propaganda de bebidas alcoólicas e cigarros nos meios de comunicação franceses e também regulou o consumo de cigarros em certos lugares públicos, como ônibus, metrôs e locais de trabalho. Entre 1990 e 2000, o consumo de álcool caiu mais de 20% em todo o território francês.
Noticiário Internacional

Nenhum comentário: