segunda-feira, 31 de março de 2014

Sítio São João irá funcionar no bairro do Catolé em CG


Sítio São João irá funcionar no bairro do Catolé em CG
 O Sítio São João, local cenográfico montado durante a realização do Maior São João do Mundo, vai funcionar a partir deste ano até 2016 no bairro do Catolé, zona sul de Campina Grande.


Programado para iniciar suas atividades culturais em 23 de maio em um terreno de dois hectares na rua Luíza Bezerra Mota, esquina com a Avenida Canal, a área irá mais uma vez representar a vida do campo como um dos principais pontos turísticos da cidade ao longo das festas juninas.


Além dos espaços tradicionais do local, como capela com imagens dos santos juninos, engenho, casa de farinha, roçado de milho, casa de taipa, bodega e a tradicional difusora, será montada este ano uma réplica do Mercado Velho do município.


A intenção, segundo explicou João Dantas, teatrólogo e idealizador do Sítio São João, é oferecer uma área mais ampla para que os visitantes possam vivenciar de forma mais próxima os elementos genuínos do Nordeste que o sítio oferece.


“Nós estaremos nesses próximos anos em uma área maior do que a que estávamos nos anos anteriores (na Avenida Manoel Tavares), por isso queremos ampliar os elementos característicos do sítio. Além da representação de um grande mercado, daqueles que só eram vistos há décadas atrás, também iremos plantar um extenso milharal e mostrar o ciclo do açúcar no Nordeste. Os visitantes irão se surpreender com a quantidade de elementos que iremos montar”, disse João Dantas.


No local, segundo estimativa do idealizador, deverão se apresentar mais de 100 artistas que tocarão mais de 500 horas de forró, além de receber a visita de mais de 300 mil pessoas, que terão acesso a uma área de estacionamento para 150 carros pequenos e 30 ônibus.


Essas próximas três edições do Sítio São João marcarão a despedida da forma itinerante que o evento é preparado. De acordo com João Dantas, após 17 edições passando por vários locais em Campina Grande e até na cidade de São Paulo, está na hora do equipamento ganhar casa própria e ser montado em local fixo para ser ponto de visitação durante todo o ano.


“Empregamos diretamente mais de 100 pessoas durante o Maior São João do Mundo, recebemos cerca de 150 mil visitas no ano passado, e vamos dobrar este ano, oferecemos muitas oportunidades para as pessoas que visitam Campina Grande conhecer mais da nossa cultura. Por isso já começamos a trabalhar no projeto de um local fixo, para aumentarmos esses números de trabalhadores, visitantes e parceiros do Sítio São João”, destacou João Dantas.


ÁREA FIXA E ESTÁTUA COM 100M


O ano já está decidido. A partir de 2017 o Sítio São João irá funcionar em uma área fixa. E o local também está confirmado: será no alto do bairro do Serrotão, próximo à Praça do Amor, na saída para o Sertão do Estado, que a montagem cenográfica será preparada. Contudo, uma estátua do santo São João, com 100 metros de altura, será a grande atração do local que terá à sua disposição uma área com 28 hectares para construir a estrutura fixa do ponto turístico.


Projetada pelo escultor Alexandre Azevedo, principal nome do Brasil na construção de imagens gigantes, a estátua de São João terá uma altura equivalente a um prédio de 33 andares, e será erguida em uma base que terá quatro pavimentos construídos em formato de balão. Nessa área serão montados um museu temático das festas juninas, o espaço cultural Ronaldo Cunha Lima, um salão de festas, além de uma área para restaurantes e de circulação dos visitantes.


Segundo João Dantas, deverão ser investidos na construção recursos no valor de R$ 8 milhões provenientes da iniciativa privada, recursos do governo federal, além de emendas parlamentares. A previsão de inauguração da estátua é em 2018.


“Será um momento marcante na história. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tem 30 metros de altura; a Estátua da Liberdade, em Nova Yorki, tem 48,5 metros; e a maior estátua do mundo fica em Santa Rita de Cássia, no Rio Grande do Norte, com 50 metros. O nosso São João terá 100 metros e terá três mirantes para a visitação do público para a contemplação da vista em 360º de Campina Grande. É um projeto arrojado, mas que trará muitos benefícios para a cidade, como visitação turística durante todo o ano e não somente no São João”, afirmou João Dantas.


 JP Online

Nenhum comentário: