O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura
(Secult), abriu inscrições para o Curso de Formação de Gestores
Culturais da Paraíba, projeto que será desenvolvido em parceria com o
Ministério da Cultura, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o
Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de
Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec). O curso é realizado como
parte integrante da implantação e consolidação do Sistema Nacional de
Cultura (SNC) no Estado.
As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho e devem ser
realizadas, exclusivamente, através de carta registrada com aviso de
recebimento (AR). A carta deve ser enviada para:
Curso de Gestão Cultural – PB
FUNETEC-PB
Avenida Rio Grande do Sul, nº. 1169
Bairro dos Estados – CEP: 58.030-021 – João Pessoa/PB
O projeto consiste em um curso de extensão, destinado à formação de
gestores culturais dos poderes públicos municipais, além da sociedade
civil representante, agentes e produtores culturais. Os municípios que
tiverem efetivado sua adesão ao SNC terão uma vaga garantida para o
poder público.
Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas, divididas em seis turmas e
distribuídas em seis regiões do Estado, contemplando as regiões do
Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú, Agreste/Borborema e Sertão, visando
dinamizar o aproveitamento do potencial cultural de cada uma e
viabilizar maior abrangência e acessibilidade dos interessados.
Os conteúdos serão trabalhados em duas etapas, sendo uma virtual e outra
presencial. A etapa virtual funcionará através de plataforma de Ensino à
Distância, compreendendo a realização de atividades, como fóruns e
chats. A etapa presencial será composta de aula expositiva, oficinas,
seminários e exercícios práticos. Cada módulo deverá trabalhar de forma
articulada com os conteúdos dos eixos de formação, integrando abordagens
teóricas e práticas. Ao final, os participantes receberão o certificado
de um curso de extensão de 200 horas/aula, chancelados pelas
instituições parceiras.
Os módulos terão os temas: 1. Políticas Públicas de Cultura / Sistema
Nacional de Cultura; 2. Diversidade e Desenvolvimento Cultural; 3.
Planejamento e Gestão, Gestão em Rede e Instâncias de Governança; 4.
Elaboração de Projetos, Editais, Marketing Cultural e Captação de
Recursos; 5. Licitação, Prestação de Contas e Convênios; 6. SICONV
(Passo a passo na elaboração de Convênios); 7. Seminário de Apresentação
dos Projetos de Intervenção na Ação Cultural dos Municípios.
A divulgação do resultado da seleção está prevista para dia 10 de agosto
no Diário Oficial da União, site da Secretaria de Estado da Cultura. O
início das aulas está marcado para 12 de setembro e o curso se estende
até dezembro, envolvendo professores da UFCG e convidados.
Parceiros – A parceria entre as instituições foi estabelecida de modo a
possibilitar a realização plena do curso. O Ministério da Cultura,
através da Secretaria de Articulação Institucional, foi responsável
pelas diretrizes do curso, como parte de seu programa de formação de
gestores culturais do Sistema Nacional de Cultura.
A Secult-PB elaborou o projeto em suas especificidades relativas à
Paraíba, além de fazer gestão do convênio e a articulação entre as
instituições parceiras. A Funetec será responsável pela realização. A
UFCG fará a coordenação pedagógica do curso, responsabilizando-se pela
descentralização da ação nos seus campi no interior do Estado, além de
contribuir com a participação de alguns professores que integram a
instituição. O IFPB será responsável por disponibilizar a plataforma
EAD, essencial para a eficácia do curso, além de também contribuir com a
participação de alguns professores e, juntamente com UFCG, chancelar o
curso.
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