terça-feira, 23 de julho de 2013

Polos integram programação do Festival de Artes de Areia

Polos integram programação do Festival de Artes de AreiaO 14º Festival de Artes de Areia, que acontece de 29 de julho a 4 de agosto, em Areia, no Brejo paraibano, vai contar com vários polos para abrigar a programação. Cada um ganhou um nome que interage com o tema do evento: 'Paraíba Feminina de Cultura'. Eles serão distribuídos em vários pontos da cidade.

O polo 'Marinesas', no Centro, vai ser o palco principal, reunindo artistas de renome nacional. O polo 'Armaria Mainha' vai ser no circo especialmente montado para o Festival, abrigando as atrações de dança, literatura, teatro e música. No polo 'Fé Menina', na Igreja do Rosário, se apresentam grupos de música instrumental.

O polo 'Açucena', nas dependências do Colégio Santa Rita, vai ser espaço de discussão sobre a arte contemporânea e também para apresentações teatrais. O Colégio José Américo vai se tornar o polo 'Vagaluminosas', onde ocorrerão diversas oficinas, mostras audiovisuais, lançamentos de livros, exposições de artes plásticas e a construção de um mural coletivo de grafite. No polo 'Artérias das Artes', no Casarão José Rufino, vão acontecer exposições visuais e ações de divulgação do I Censo Cultural da Paraíba. No histórico Coreto, localizado na Praça Pedro Américo, o polo 'Brincantes Enluaradas' vai abrigar mais exposições visuais e espetáculos de dança e música.

No palco mais antigo do estado, o Teatro Minerva, primeiro da Paraíba, serão realizadas atividades de audiovisual, dança, literatura e teatro, compondo o polo 'Senhora Cena'. A Câmara Municipal de Areia será o polo 'Escrivaninha Secreta', a ser ocupada com literatura, discussões sobre Cultura Popular e programações destinadas à Economia Criativa e Cidadania da Mulher.

Na Praça 3 de Maio, marco histórico da cidade, no polo 'Chão de Mestras', se apresentarão diversos grupos de cultura popular, reverenciando as tradições e as brincadeiras. Na Emater, o polo 'Fuxicarte' vai abrigar o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens. O polo 'Sala de Criação' será no Mercado Central, ambiente gastronômico por essência, e que abrigará a oficina de gastronomia regional.

Outros três polos serão destinados a atividades de formação, como oficinas. O polo 'Chã da Pia' (Comunidade Chã da Pia), o polo 'Chã de Jardim' (Comunidade Chã de Jardim), e o polo 'Gravideias', localizado Escola Prof. João Coutinho, serão destinados a realização de diversas capacitações. O polo 'Sonoras Erês', no Centro Social Urbano (CSU), vai receber a atividade musicalização infantil, programação voltada ao público jovem. Por fim, no polo 'A Véia Debaixo da Cama' estará sediada a Secretaria do Festival, utilizando o prédio da Maçonaria, e o polo 'A Casa da Mãe Joana', que vai servir como hospedagem alternativa a 60 visitantes do festival.

Economia Criativa - O Festival de Artes de Areia conta com oficinas, workshops e mesas-redondas, com atividades ligadas a todas as linguagens. Ao todo, serão oferecidas 26 oficinas, com oficineiros de todo o Brasil. As atividades são gratuitas, e estão com inscrições abertas no site oficial do evento.

Em parceria com a UFPB, através do projeto “Paraíba Criativa - Ações para o desenvolvimento e inovação das artes, fazeres e saberes da Paraíba no universo da Economia da Cultura”, o Festival vai abrigar o Encontro Regional de Economia Criativa de Areia, com debates voltados à cultura como elemento de desenvolvimento regional, refletindo sobre a produção e difusão da cultura local na potencialização dos territórios. O Encontro vai contar com mesas, grupos de trabalho e uma plenária.


Confira os detalhes da programação:








Secom

Nenhum comentário: