sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Brejo: Projeto Circo na Comunidade leva cultura, arte e cidadania a comunidades carentes no Brejo paraibano


1
Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! E tem também gente que mudou a realidade de crianças e jovens na região do Brejo paraibano, através do projeto Circo na Comunidade. O projeto surgiu em 2013 e teve duração de 5 meses (junho a outubro) nesse período, levou formação gratuita de artes cênicas e circenses à 90 crianças e jovens de 5 à 17 anos de comunidades rurais da cidade de Bananeiras.
O projeto Circo na Comunidade é pioneiro no interior do Estado da Paraíba, e busca levar a magia do circo e o encantamento do teatro aos jovens de comunidades carentes. O projeto proporciona acesso à arte e a cultura e vai muito além da formação desses jovens, plantando esperanças, incentivando o respeito e disciplina nos estudos. Assim, atrelado à mágica do circo e do teatro, promove a formação de cidadãos. Foi um trabalho sociocultural de grande impacto e que gerou ótimos resultados.
O idealizador do projeto afirma: “Acreditamos que com esta primeira fase do projeto seja possível sensibilizar possíveis investidores públicos e privados diante dos resultados obtidos para que possamos fazer com que os núcleos de formação continuem desenvolvendo as atividades no ano de 2014 com o CIRCO NA COMUNIDADE II que dará continuidade na formação das comunidades contempladas aumentando a carga horária para um melhor aperfeiçoamento técnico-artístico e cidadão” destacou Joilson, que também é produtor cultural, ator, diretor e professor de artes cênicas do projeto.
As atividades do projeto nessa segunda edição terão 10 meses de aulas, com professores nos finais de semana, e com aulas de reforço duas vezes durante a semana. E para que o projeto continue suas atividades no Brejo, haverá dia 24, uma reunião para tratar da nova temporada de ações que contará com a presença do poder público, dos empresários da região e da sociedade civil.
Os interessados podem participar da reunião no Espaço Cultural “Oscar de Castro”, nº 22, centro, Bananeiras/PB, às 09:00 hs ou podem entrar em contato com Joilson Custódio através dos contatos: (83)9687-3677 ou ajacarte@yahoo.com.br ou com a produtora cultural Tereza Cristina pelo tel. (83) 9824-1472 ou email: berredoreis@yahoo.com.br . Pode ainda fazer uma visita ao AJAC que fica na sala 31 no mesmo espaço.
Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!
O Circo na Comunidade trouxe a democratização do acesso gratuito de bens culturais a todos com apresentações de espetáculos circenses construídos no projeto, cada um com a duração de aproximadamente 40 minutos, são eles: “LOJA DE BRINQUEDOS” desenvolvido na comunidade de Vila Maia, “O CIRCO” – comunidade de Tabuleiro e “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA”, – comunidade de Roma.
Além desses resultados, a iniciativa gerou frutos concretos, pois, foi possível a formação de três núcleos de cultura multiplicadora, com artistas da terra, incentivando a cultura local e a continuação do trabalho na formação desses jovens levando ao desenvolvimento cultural, social e econômico da região.
Paraíba Geral Por Erika Cavalcante
Fotos: Joilson Custódio
7652

Paraibageral.com.br

Nenhum comentário: