quinta-feira, 27 de março de 2014

Caixa Preta da Saúde: sociedade é convidada a postar fotos e vídeos sobre situação da saúde



Cinco Municípios paraibanos já tem registros de mau atendimento
full_caixapreta. (REDUZIDA)A Associação Médica Brasileira (AMB), Sociedades de Especialidade, Associações Médicas Regionais e parceiros lançaram, no 12 deste mês, seu mais novo projeto em prol da saúde brasileira: o CAIXA-PRETA DA SAÚDE. Um grande projeto colaborativo, que tem como finalidade receber e compilar denúncias do caos em que se encontra a saúde no Brasil.
Há 25 anos (1988), o Brasil possui o Sistema Único de Saúde (SUS), no qual, pela constituição, todos os brasileiros devem ter assistência gratuita e universal. Mas isso não acontece. Os pacientes ficam anos na fila de espera para cirurgias e exames. Não há infraestrutura e faltam desde medicamentos até materiais básicos para atender a população. Os brasileiros pagam muitos e altos impostos, mas não possuem os serviços mais básicos dos quais necessitam.
Hospitais e postos de saúde estão precários. O SUS desativou quase 42 mil leitos nos últimos sete anos, as superlotações em emergências e pronto-socorros comprovam este fato. O Ministério da Saúde deixou de utilizar R$ 17 bilhões em 2012, mas o governo, para justificar o caos em que se encontra o setor, afirma que não tem recursos para investir em melhorias.
Por esses e muitos outros motivos, a Associação Médica Brasileira (AMB), junto às Sociedades de Especialidade, Associações Médicas Regionais e parceiros, decidiram realizar uma ação colaborativa para mapear os problemas da saúde pública do Brasil e estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde.
O projeto CAIXA-PRETA DA SAÚDE é um meio pelo qual todas as pessoas, de qualquer lugar e a qualquer hora, podem enviar fotos e vídeos, apresentando os locais procurados e as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou não.
O site www.caixapretadasaude.org.br e as redes sociais Facebook e Twitter serão os canais de interação com o público. Por meio destas ferramentas colaborativas, a AMB espera que todos os brasileiros, trabalhadores da área ou não, pacientes ou não, se unam em prol de melhores condições da saúde em geral.
O site é de fácil utilização. Basta clicar no mapa e enviar a denúncia. A equipe do projeto caixa-preta da saúde fará a análise do material e, após esta análise, a denúncia entrará na web. A AMB e parceiros não pretendem resolver todos problemas do setor somente com o Caixa-preta da Saúde, mas sim mostrá-los como realmente são, dando voz aos que mais precisam – os usuários do sistema público de saúde.
Quando todos se unem, as mudanças acontecem mais rapidamente. Colaborar e denunciar o caos ajudará a abrir a Caixa-preta da saúde brasileira.
‘CAIXA PRETA’ TEM CINCO DENÚNCIAS DA PARAÍBA COM REGISTROS DE MAU ATENDIMENTO NA SAÚDE
De acordo com matéria publicada no site Focando a Notícia, http://www.focandoanoticia.com.br a Associação Médica Brasileira (AMB) recebeu  cinco denúncias de usuários da saúde em relação a mau atendimento em unidades médicas localizadas na Paraíba, através do programa ‘Caixa Preta da Saúde’, criado há cerca de duas semanas.
As unidades médicas alvo de reclamações na Paraíba, conforme o balanço divulgado pela AMB, são o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, em João Pessoa; o hospital Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita, na Grande João Pessoa e a unidade mista de saúde Benjamim Maranhão e o Posto de Saúde de Cozinha, os dois últimos no município de Dona Inês, no Agreste, da 160 quilômetros de João Pessoa.

 Com AMB e Focando a Noticia

Nenhum comentário: