quinta-feira, 24 de abril de 2014

Por sonho de ser mãe, travesti engravida amiga na Argentina


Casandra Crash, uma travesti de 54 anos que mora em Buenos Aires, alimenta o desejo de formar uma família há muito tempo. Planejando se casar oficialmente com o stripper Marcelo Poirier, de 37 anos, ainda neste ano, ela realizará o sonho de ser mãe. Casandra engravidou de maneira natural uma amiga e fez um acordo para registrar o bebê em nome do casal assim que ele nascer.
"Tinha duas formas de fazer: tirava o meu esperma e alugava um ventre, o que é muito caro e não estava dentro de nossas possibilidades; ou dormiria com uma mulher. Não tive escolha. Elegi uma amiga, liguei pra ela e ela me disse que sim", afirmou Casandra à imprensa argentina.
Em relação ao aspecto legal, disse como será o processo para ficar com o bebê: "Não pude fazê-la (a amiga) assinar um papel que o filho é meu. Mas entramos em um acordo. Isso vai ser um processo de adoção. Quando o bebê nascer, eu o adotarei. Como tenho documento feminino e nessa data já estarei casada legalmente, automaticamente passo a ser mãe e o Marcelo, o pai".
Mas o caso é polêmico. O Código Civil argentino não prevê barriga de aluguel e, legalmente, a mãe é a grávida, mesmo que a travesti também tenha direito já que contribuiu biologicamente para a concepção da criança.
O advogado da Associação Pró Familia Pedro Andreggen critica a atitude. Para ele, a legislação não prevê um acordo desse tipo. "O problema neste caso é que o Código Civil não contempla uma circunstância com esta. Uma coisa é uma adoção por uma mãe que não pode ter bebê e outra é a adoção planejada". Segundo o advogado, o contrato contraria a ordem pública e é um acordo de vontades, contrário à lei, já que "não se pode engravidar para doar o bebê, mesmo sem custo".
Casandra é conhecida por ser ex-assistente do famoso ator, comediante e diretor argentino Santiago Bal. Ao jornal El Clarín, ela afirmou que a ideia de conceber o filho desta maneira foi do próprio noivo. Questionada se a amiga engravidou logo, disse: "Não foi fácil. Ficou claro que eu não gosto de mulher. Deu muito trabalho".
A amiga está grávida de dois meses.
Globo.com 

Nenhum comentário: