quinta-feira, 1 de maio de 2014

Prefeito Marcelo Rodrigues lança livreto com história de Alhandra

O projeto de lançar uma publicação que resgatasse a história de Alhandra, desde o Brasil colônia até os dias atuais, começou a ser trabalhado em junho do ano passado e na noite desta quarta-feira (30) ele foi lançado oficialmente pelo prefeito, Marcelo Rodrigues e o Secretário de Educação do município, Francisco de Assis, em forma de livreto. A publicação, que tem 16 páginas, foi toda desenhada e pintada à mão, inclusive os textos feitos à Nanquim, sem nenhum recurso de computação gráfica. Não por acaso, o lançamento do livreto aconteceu durante mais uma ação do projeto `Por uma Alhandra Leitora`, que busca estimular o hábito de ler e despertar na população, principalmente, dos jovens a importância da ampliação de conhecimentos através dos livros.
A princípio o lançamento e as atividades do projeto seriam desenvolvidas em praça pública, como acontece todas as quartas-feiras, mas, por causa do tempo chuvoso, as ações foram transferidas para o espaço de treinamento da Secretaria de Educação, na antiga Karmélia, que foi especialmente preparado para a ocasião, com balões, livros e cartazes. Os estudantes, professores, representantes da Prefeitura e convidados, inicialmente, assistiram a apresentação da coordenadora do `Por uma Alhandra leitora`,  Helioeny Carvalho, que acompanhado por Glauber Lourenço, no violão cantaram e encantaram com as paródias `Meu livrinho` e `É preciso ler e escrever`.
Em seguida, o professor Miguel Bernardes e alunos da Escola Zélia Correia do Ó, leram textos diversos, alguns autorais, outros originais e também parodiados, culminando com uma apresentação musical. Um dos alunos fez uma poesia enaltecendo os avanços da Educação na atual gestão municipal. Encerrada as apresentações, foi formada a mesa de autoridades presentes e foi dado início a solenidade de lançamento do livreto.
A secretária de Comunicação, jornalista Eliane Sobral, idealizadora do projeto do livreto junto com o publicitário e desenhista, Jerônimo Jr., falou sobre a concepção da publicação, sobre suas etapas, enaltecendo que a publicação foi feita com a colaboração de muitas pessoas. “Desde a concepção do projeto tivemos total apoio do nosso prefeito Marcelo e do então secretário de Educação, Valfredo José, posteriormente do secretário Assis, apoio irrestrito e solidário da coordenadora de Educação, Valdenise e do professor de História, Luiz Jr, que além de fazer a revisão de todo o conteúdo da publicação, assinou a apresentação do livreto e foi autor do questionário que será aplicado em sala de aula”, destacou a secretária, enfatizando que  o livreto foi fruto de um trabalho de equipe.
 O livreto “História de Alhandra em Quadrinhos” foi desenhado e pintado ã mão pelo publicitário e desenhista, Jerônimo Júnior, e conta a história de Alhandra desde o período colonial até os dias de hoje, destacando personalidades, momentos históricos, detalhes arquitetônicos e religiosos, que marcaram época até os dias atuais. “Foram meses de trabalho entre pesquisa, produção dos desenhos e textos, montagem, editoração, revisão e publicação, mas estou muito feliz em estar aqui neste momento, compartilhando com todos vocês esse lançamento. Quero agradecer o prefeito pela oportunidade e dizer que como descendente de filhos de Alhandra tive um imenso prazer de poder dar minha contribuição para o resgate da história deste município”, disse Jerônimo Jr.
O vereador Valfredo José enalteceu a evolução, sob vários aspectos que Alhandra teve nos últimos um ano e quatro meses, especialmente na área de Educação e elogiou a sensibilidade e visão do prefeito Marcelo Rodrigues em apoiar projetos como o `Por uma Alhandra Leitora` e a publicação do livreto. “O conhecimento transforma as pessoas e estou muito feliz de acompanhar a evolução de nosso município também neste aspecto e de compartilhar deste momento onde lançamos uma publicação que será importante para atuais e futuras gerações”, disse o vereador.
O professor de História, Luiz Jr. lembrou da importância do resgate histórico feito pela publicação e lembrou que a história de um povo é escrita no dia a dia. “Hoje, aqui, nós estamos escrevendo a história de Alhandra, pois ela é feita pelas pessoas, a partir de suas atitudes e ações o que veremos amanhã está sendo construído hoje”, destacou o professor.
O prefeito Marcelo Rodrigues falou da alegria de poder contribuir com os avanços do município, apoiando, implementando e realizando ações que tornem Alhandra cada vez melhor, fazendo uma analogia com sua trajetória de vida. “Um dia sonhei em ser agricultor, dono de minhas próprias terras, e alcancei, coma graça de Deus e muito trabalho, depois sonhei tornar-me um pequeno comerciante e consegui mais do que planejei e também sonhava, um dia, poder administrar minha cidade para que ela melhorasse e aqui estou, portanto, vou dar o melhor de mim para que como prefeito eu possa transformar a vidas das pessoas de minha cidade para muito melhor como fiz com minha própria vida, ”afirmou Marcelo, destacando que apoia e apoiará sempre projetos como o do livreto e o “Por uma Alhandra leitora” que contribuem para ampliar o horizonte dos alhandrenses.
            O livreto será distribuído para todas as escolas da rede municipal de ensino de Alhandra, além das escolas estaduais e particulares da localidade, bibliotecas, órgãos públicos, etc. “Pretendemos que a história de Alhandra passe de geração em geração para que ela não venha a ser esquecida, por isso, encontramos uma maneira educativa e ao mesmo tempo divertida de contar a nossa história, através de uma leitura fácil, na forma de um gibi, com uma linguagem acessível e de fácil compreensão”, finalizou o prefeito, lembrando que numa feliz coincidência, a publicação ficou pronta na semana passada, justamente, quando Alhandra comemorava 55 anos de Emancipação Política.

Assessoria

Nenhum comentário: