quarta-feira, 18 de junho de 2014

Noé e sua arca de preciosidades do mundo da cantoria


Xudu, gênio da cantoria
Não conheço pessoalmente o senhor Noé, amigo virtual que mora no Recife. Sei que é uma pessoa muito gentil, além de sensível, admirador de Manoel Xudu Sobrinho, um dos maiores poetas repentistas do planeta. Noé soube pela internet, onde tudo se sabe, que escrevi um livro sobre o poeta de São José dos Ramos. Telefonou pedindo o livro e oferecendo, em troca, alguns CDs preciosos com gravações do poeta cantando com monstros sagrados da cantoria, tipo Geraldo Amâncio, Zé Patriota, Lourival Batista e Sebastião Silva.
Ontem, recebi os CDs de Noé. Um gesto nobre do meu futuro leitor, apologista da poesia popular, algo tão importante em nossa cultura. Para mim, é como receber um tesouro. Desde os tempos remotos, sou apreciador desse cantador de viola, morto precocemente. São raras as gravações do mestre Xudu. Tenho uma fita cassete com uma cantoria “pé de parede” envolvendo Manoel Xudu e Ivanildo Vila Nova, mas falta grana para mandar remasterizar o material em um estúdio. Um dia irei realizar essa tarefa e o primeiro que receberá o produto será meu compadre Noé, em consideração. O grande encontro desses dois grandiosos criadores na difícil arte de versejar ao som da viola é realmente um material muito precioso à espera de uma parceria que concretize o produto final, um CD tecnicamente apresentável, digno desses artistas. Por enquanto, é coisa restrita a um só privilegiado, que sou eu.
Meu livro “Manoel Xudu, o príncipe dos poetas repentistas” está esgotado, só se encontra nos sebos. Eu mesmo só guardei um exemplar, esse de que agora me desfaço. Mandei para Noé meu único exemplar, que é o mínimo que posso fazer para retribuir sua gentileza. Essa é a regra de etiqueta aplicável àqueles que são fãs de Xudu, um sujeito altamente afetuoso e cordial. Ouvir poesia de Xudu pode contribuir poderosamente para reduzir suas neuroses, acredite! 
 
 Com o Blog Toca do leão

Nenhum comentário: