sábado, 19 de julho de 2014

Alhandra realiza tradicional cavalgada de Nossa Senhora da Assunção

Alhandra realiza tradicional cavalgada de Nossa Senhora da Assunção A Cavalgada de Nossa Senhora da Assunção já é uma das tradicionais atrações culturais dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Alhandra. O evento, que recebe o apoio da Prefeitura e está na sua quarta edição, será realizado no dia 17 de Agosto, e contará com a participação de vaqueiros do município e cidades vizinhas. Este ano, a Festa de Nossa Senhora da Assunção acontece nos dias 15, 16 e 17 do próximo mês.

A concentração da cavalgada acontecerá a partir das 10h, em Mata Redonda, nas proximidades da passarela da BR 101. De lá, os vaqueiros seguem o percurso até o centro de Alhandra, para a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, passando pelas comunidades de Garapú, Acais e pela PB034. Na chegada, nas proximidades da igreja, trio de forró pé-de-serra animará os participantes. O percurso, de cerca de 12km, também será animado pelos aboiadores, Naldo e Leonardo, da cidade de Sumé, cariri do estado.

Para um dos organizadores do evento, Severino Félix, a cavalgada é um momento onde todos os vaqueiros da região se confraternizam e prestigiam a Santa protetora do município. “É um momento onde a população participa, aguarda a chegada dos vaqueiros por onde passam e aplaudem o cortejo, esse ano, esperamos a participação da comunidade mais uma vez, para que a festa seja o sucesso que sempre foi”, disse Severino.

“A cavalgada é um momento em que os vaqueiros da região se encontram para prestigiar uma data importante, de uma forma tradicional. A partir desta ação também resgatamos uma das culturas populares mais genuínas da região Nordeste”, disse o secretário de Cultura de Alhandra, José Mizael da Silva.

Sobre a Cavalgada  – O evento começou em 2009 com uma brincadeira entre amigos, que decidiram homenagear Nossa Senhora da Assunção, a padroeira da cidade, de uma forma bem regional. De lá pra cá, o evento se tornou tradicional e aguardado por vaqueiros do município e de cidades vizinhas. Em 2011, devido as fortes chuvas que caíram na região, as estradas que dão acesso às comunidades que fazem parte do tradicional percurso, ficaram intransitáveis e por isso, não foi realizado o evento, que foi retornando no ano seguinte, em 2012. Em 2013, cerca de 200 pessoas participaram da cavalgada, inclusive o prefeito Marcelo Rodrigues, que abriu o cortejo.

Com o Pbagora

Nenhum comentário: