segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia Nacional do Bajulador


Todo cronista, cedo ou tarde, acaba escrevendo uma crônica sobre a crônica que ele não escreveu, mas deveria ter escrito. É clássico. Nestas crônicas, o malandro vai enrolando o leitor, faz juras de amor e promessas, promete alhos e bugalhos, mas no fim não diz é nada com nada. Na verdade, enrolar o leitor é a essência da crônica. Em maior ou menor grau, é sempre disso que se trata. Como o cronista não é especialista em coisa alguma, ele nunca terá algo importante pra dizer. Se o poeta é um fingidor, como escreveu Fernando Pessoa em seu célebre poema, então o cronista é – no máximo– um mentiroso.
Isso que vai aí acima é o começo de uma crônica de Victor da Rosa para o Diário Catarinense. Não sou malandro, por isso vou confessar que hoje não tem crônica, por absoluta falta de assunto. Nesses casos, eu vou no Wikipédia, saber o Santo do dia. Hoje é dia de São Roberto Belarmino, um doutor da Igreja Católica, totalmente desconhecido. Não tem Ibope, como se diz por aqui.
Andei pesquisando, tem umas estratégias para manter o interesse do leitor. Uma delas é ser meio palhaço, inventar lorotas, dizer besteiras engraçadas. A outra é ser um tanto polêmico, pegar o leitor pelo lado emocional. Uma das minhas crônicas que mais rendeu comentários dos leitores foi quando eu falei sobre o racismo da doutrina espírita.
Hoje, tou meio que cinza. Não sei como segurar o leitor, porque sem graça e indisposto para defender temas polêmicos. Por isso, peço: não me abandonem! Este velho escriba está cansado, pálido e aflito, procurando em vão os heróis da beleza, da bondade, da verdade e da justiça no horário eleitoral. Naquelas criaturas exóticas pedindo votos e jurando que são anjos de candura, vejo minha própria ânsia dominadora de ser admirado, ser lido e comentado, elevando a auto estima que é o elemento primário de nosso instinto de sobrevivência. Por isso que temos blogs na internet e abrimos contas nas redes sociais, para publicar fotos onde os amigos comentam: “Lindo!” “Espetacular!” “Você está cada dia mais jovem!”
Alguém já disse que as redes sociais são o paraíso dos bajuladores. Conheço um rapaz que todo dia, pela manhã, posta uma flor branca, dedicada ao chefe. “Para o senhor, para dar sorte no seu dia”, escreve o desavergonhado puxa-saco. Entretanto, isso já vem de longe. O chaleirismo é uma arte praticada por grandes figuras da História, com a mesma cara-de-pau dos aduladores comuns. Algumas vezes, acertaram no elogio. O grande músico Mozart disse sobre o jovem Beethoven: “Esse rapaz é um assombro. Prestem atenção a ele, pois ainda fará com que o mundo fale a seu respeito por toda a eternidade”. Alexandre Dumas: “Depois de Deus, Shakespeare foi quem mais criou”. É no círculo familiar onde os elogios beiram às raias do sacrilégio. Jane, a irmão de Franklin, atingiu o extremo de intensidade bajulatória quando escreveu: “Não é sacrilégio comparar meu irmão ao bendito Salvador”.
Afinal, essa crônica tem a pretensão de marcar o Dia Nacional do Bajulador, na esperança de receber algum comentário elogioso, ou pelo menos o silêncio respeitoso. Todo homem ou mulher tem sua virtude particular. Sem ser adepto de queimar incenso ou gastar vela com santo ordinário, ando seguindo essa filosofia do bem viver, de procurar virtudes escondidas naquele patife de primeira. Sem, no entanto, seguir a plebe rude nas suas caminhadas e carreatas atrás dos seus candidatos. Esse povo aplaude sem saber o que está aplaudindo.
Com o Blog Toca do Leão

Nenhum comentário: