sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Detentos da Paraíba vão pescar a comida na cadeia

Não dar o peixe, mas ensinar a pescar. A antiga filosofia cristã está agora literalmente sendo posta em 

prática no presídio de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, em Mangabeira, pelo Governo do Estado. Coordenado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado, o projeto conta com a força de trabalho dos detentos, que agora vão passar a produzir o peixe que irão consumir na cadeia. A produção, por outro lado, também terá como alvo a merenda escolar dos estudantes da rede estadual de ensino.
“É preciso destacar a importância no processo dos companheiros Wallber Virgolino e a João Rosas (secretário estadual de Administração Penitenciária e diretor do presídio, respectivamente) que nos ofereceram a brilhante ideia, a qual abraçamos de pronto. Sua sensibilidade e senso de cidadania e responsabilidade nos serviram de inspiração para a construção dessa grande iniciativa”, fez questão de destacar, logo no início de suas explicações, o secretário de Pesca e Aquicultura, Sales Dantas.
Na primeira etapa do projeto, segundo contou Sales, os prisioneiros dedicaram suor a construir o primeiro tanque de criação na instituição prisional. Em uma segunda fase, concluída nesta quarta-feira (29), foram enviadas pela secretaria cerca de 1 tonelada de ração de peixe para o local, onde permanece armazenada.

“A próxima etapa será a mais importante do projeto: ensinar os detentos a arte da aquicultura. A ideia não só institui a troca de seu trabalho pelo que vão consumir na sua alimentação, como dá a eles a oportunidade de aprender um novo ofício. Precisamos pensar nossos presos a um longo prazo, pois todos um dia irão sair dali. E quando saírem, o que irão oferecer à sociedade? Precisamos prepará-los para se tornarem potenciais profissionais no futuro, e a piscicultura e aquicultura são ótimas oportunidades”, enfatizou o auxiliar do Governo Estadual, que trouxe outra ‘boa notícia’: “O que extrapolar o previsto para o consumo interno será enviado às escolas do Estado para reforçar a merenda escolar de nossas crianças. A intenção é baratear nossos custos com a alimentação dos nosso pequenos estudantes, aumentando e melhorando sua carga nutricional”.

Com o Blog do Tião Lucena

Nenhum comentário: