sábado, 17 de maio de 2014

Livro que denuncia corrupção no futebol mundial ganha destaque na mídia

A edição deste sábado da revista Carta Capital traz como destaque de capa uma matéria sobre o livro "O Lado Sujo do Futebol", dos repórteres Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastiner.
A obra mostra a trama de propinas, negociatas, traições e escândalos que envolvem Ricardo Teixeira e João Havelange no comando da CBF e da Fifa, respectivamente.
"O livro detalha como cartolas transformaram o futebol num negócio lucrativo, capaz de gerar recursos excedentes para assegurar o enriquecimento próprio e sua perpetuação no poder. Revela ainda como os dirigentes conseguiram escapar da maioria das denúncias, amparados na leniência do Judiciário e na intervenção amiga de parlamentares ligados a federações esportivas, a Bancada da Bola", diz a reportagem de Carta Capital.
Às vésperas da Copa do Mundo, que terá seu primeiro jogo em 12 de junho, o livro traz um conteúdo explosivo sobre os bastidores do futebol.
"O Lado Sujo do Futebol" é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos.
Os autores mostram como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.
As denúncias são amparadas em documentos oficiais retirados de cartórios do Brasil e do exterior, transcrição de conversas gravadas, informações rigorosamente apuradas e criteriosa pesquisa em arquivos de revistas e jornais.
O prefácio do livro é do ex-jogador e atual deputado federal Romário (PSB-RJ), crítico feroz dos desmandos nas principais entidades que comandam o futebol.
O livro, que está sendo publicado simultaneamente em português e espanhol, já está nas prateleiras de todo o País a partir deste sábado (17), mas o lançamento oficial será no dia 23 de maio, a partir das 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Além do Brasil o livro será lançado na Argentina e no México.
R7 

Nenhum comentário: