sexta-feira, 9 de maio de 2014

Seleção não terá torcida de 45% dos entrevistados em pesquisa


Seleção não terá torcida de 45% dos entrevistados em pesquisa
 Seja no campo do esporte ou das manifestações sociais, as forças de ataque e defesa se encontram numa barreira que separa os cariocas entre a rejeição e o entusiasmo pelo desempenho da seleção na Copa. Diante da fronteira que se move no calor das emoções, a frieza dos números estabelece limite que dá razão aos dois lados. Pesquisa realizada pela UniCarioca logo após a divulgação da lista dos 23 convocados revelou, nas nove perguntas feitas a 668 entrevistados, quase a mesma divisão que deixa os otimistas com ligeira vantagem em relação àqueles que estão descontentes com as escolhas do técnico Luís Felipe Scolari.

Se basta para garantir a eleição de um governante no primeiro turno, a metade mais um dos votos só serve ao técnico da seleção para mostrar que a outra parte está contra ele, e para reforçar as diferenças entre futebol e política. Enquanto 55% dos entrevistados pretendem torcer pela seleção na Copa, os 45% que rejeitaram essa possibilidade se dividem entre os 22% que não gostam de futebol, e outros 23%, para os quais “o povo deveria ter outras preocupações, como saúde, educação”.

— Todo mundo sabe que há coisas mais importantes do que a Copa, mas uma coisa não exclui a outra. Minha preocupaçao é que a rejeição, que começou de forma espontânea, seja usada pelos partidos em ano de eleição — disse o sociológo Ronaldo Helal, que é especializado em esporte mas não tem ligação com o grupo que fez a pesquisa. Para ele, a indiferença à seleção tem motivos que vão além da política. — Não é só pelo fato de a Copa ser no Brasil. Imagino que o percentual daqueles que não torcem pela seleção era parecido em 2010. Dos anos 1980 para cá, os torcedores se identificaram muito mais com seus clubes. A briga entre vizinhos fez de Fred o jogador mais indesejado da lista, com 10% dos votos entre os jogadores que não mereciam ser convocados, seguido por Henrique e Hernanes, ambos com 6%, e de Hulk e Neymar, com 5%. No sentido contrário, o clamor por qualquer nome excluído é bem menor do que a indiferença. Enquanto 46% dos entrevistados não opinaram sobre o nome que deveria ter sido lembrado, Ronaldinho Gaúcho, com 12%, foi o mais pedido, seguido por Robinho (9%) e outros (7%). Com 13%, a opção “nenhum jogador deveria ser convocado” é maior do que o pedido por qualquer nome que ficou de fora.

Sem polêmicas nem grande adesão, a convocação final teve a aprovação de 57% dos entrevistados, dos quais 39% consideraram a lista boa, apesar da falta de jogadores importantes e outros 18% a qualificaram a escolha de Felipão como perfeita. Entre os 43% que ficaram contrários ou alheios, 29% disseram que a lista é ruim e que essa seleção não lhes representa.

— A graça da Copa do Mundo é fazer de conta que se trata de um confronto entre nações. A seleção parece mas não é a nação — disse Ronaldo, ao pendurar as chuteiras que Nelson Rodrigues vestiu na pátria ao associar o triunfo do futebol ao do país. — A Copa de 1950 foi sentida como uma derrota de todo o país porque naquela época ainda era forte a idéia de Estado Nação que vigorou dos anos 1930 ao 1970. Com a globalização, a ligação com os ídolos se descola cada vez mais do terrório e da questão nacional.

Há outros conceitos que trafegam entre a sociologia e o futebol. Tema do livro de Zuenir Ventura, que revelou os abismos sociais do Rio em 1994, “Cidade Partida” também se aplica à expectativa dos cariocas em relação ao desempenho da seleção na Copa. Exatos 50% dos entrevistados acreditam que o time de Felipão tem capacidade de ser campeão. Na metade da descrença, 13% entedem que o assunto não lhes diz respeito.

Quando as chances das demais seleções para chegar ao título são incluídas, o Brasil aparece com 46% da preferência, seguido por Alemanha (14%), Argentina e Espanha, ambas com 9%. Das nove perguntas, essa é a única em que a desconfiança supera a aprovação. A exceção serve para confirmar a regra da cidade partida. Se, na época do lançamento do livro de Zuenir, o futebol serviu para unir a todos na celebração do tetra, dessa vez ainda há um abismo a ser transposto para que a seleção de Felipão faça o mesmo.

A pesquisa foi feita por sete entrevistadores que aplicaram o mesmo questionário pelas ruas do Centro do Rio entre às 14h e às 17h da última quarta-feira. Além de deixar mais claras as preferências, a reprodução dos resultados em em forma de pizza remete ao desafio que a Copa anuncia. No lugar do temor de que tudo acaba como sempre, a divisão das opiniões sugere uma vontade de fazer diferente. Se o desfecho é imprevisível, ao menos pelo paladar do torcedor carioca, a Copa já começou com uma pizza que não agrada a todos: meia entusiasmo, meia rejeição.

Globo.com

Nenhum comentário: