quarta-feira, 11 de junho de 2014

Artesanato paraibano pode ser adquirido em cidades sedes da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol 2014 começa nesta quinta-feira (12) e os turistas nacionais e internacionais poderão conhecer e ainda levar para casa a riqueza e peculiaridade do artesanato produzido na Paraíba. Isso será possível devido as exposições do projeto “Vitrines Culturais”, do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), nas cidades-sede do evento. 
O Programa de Artesanato da Paraíba viu a oportunidade de promover e comercializar os produtos artesanais nestes locais de grande fluxo turísticos como em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Os trabalhos são originários de artesãos individuais, cooperativas, associações e grupos familiares que trabalham com as mais diversas tipologias, como: madeira, cerâmica, fios, brinquedo popular, algodão colorido e outros.
“São peças genuinamente paraibanas com boa qualidade, criatividade e representatividade da cultura paraibana. Temos trabalhos de mais de 30 artesãos em todos estes espaços”, explicou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa. Segunda ela, ainda neste mês outros artesãos irão participar da Renda-se em Brasília (11 a 16 de junho), Fenearte em Recife (2 à 12 de julho), Craft Design em São Paulo e da Feira de Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).
Os trabalhos que ficarão expostos participaram de uma seleção ocorrida em abril, sendo 60 mil peças escolhidas. Elas possuem a missão de divulgar a diversidade do artesanato do Brasil. Para participar, o artesão deveria possuir cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
As peças selecionadas ficarão expostas em lojas nos locais de exibição pública oficial (FIFA Fan Fest) e em espaços culturais nas cidade-sede. As vitrines culturais vão funcionar durante todo o período da Copa, no período de 12 de junho à 13 de julho.
Salão de Artesanato da Paraíba – Com o tema “Da terra, a nossa arte”, a 20º edição do Salão de Artesanato da Paraíba será aberto oficialmente neste sábado (14), às 18h, em Campina Grande. Atrativo cultural no mês do Maior São João do Mundo, o evento este ano ganhou um novo espaço localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, 95 - antiga Ourovel, no bairro do Catolé. Ficarão expostos até o dia 6 de julho o trabalho produzido por 3.700 artesãos dos mais diversos municípios paraibanos. De 15 a 29 de junho o horário de funcionamento será das 11h às 22h. Já de 30 a 6 de julho ficará aberto das 15h às 22h.
Para mais informações entrar em contato com o PAP através dos telefones 3222-8425 ou 8893, pelo e-mailartesanato_pb@yahoo.com.br ou ainda pelo site www.artesanato.pb.gov.br
Confira os endereços do Projeto Vitrines Culturais:
Belo Horizonte (MG)
12 de junho - Expominas
Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira

Manaus (AM)
12 de junho - Paço da Liberdade
Rua Gabriel Salgado, s/nº - Praça Dom Pedro II – Centro

Rio de Janeiro (RJ)
12 de junho - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza
São Paulo (SP)
12 de junho - Vale do Anhangabaú Parque Anhangabaú, s/n - Centro
Recife (PE)
15 de junho - Representação Regional do MinC
Rua do Bom Jesus, 227/237 - Bairro do Recife
Porto Alegre (RS)
16 de junho - Usina do Gasômetro
Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro

Salvador (BA)
17 de junho - Biblioteca Pública do Estado da Bahia Rua General Labatut, 27 – Barris 
Secom PB

Nenhum comentário: