terça-feira, 18 de novembro de 2014

Projeto disponibiliza bicicletas em campus universitário para incentivar uso

Proposta incentiva uma alternativa sustentável de locomoção e também trabalha a saúde dos que utilizarem as bicicletas.

Francisco França Francisco França
O projeto Bike de Respeito está sendo lançado nesta terça-feira (18) no Centro Universitário de João Pessoa, no bairro Água Fria. A iniciativa consiste em disponibilizar 100 bicicletas por todo o campus para que alunos, professores, funcionários e visitantes possam se utilizar de uma modalidade diferente de transporte que não a dos automóveis. O uso, por enquanto, é apenas dentro da instituição. O intuito é incentivar o respeito no trânsito em geral. A ação é uma parceria entre a Equipe de Ciclismo Unipê e a universidade, sendo financiada pela própria instituição.

Para o coordenador do projeto e estudante de Educação Física do Unipê, Marcos Vinícius, a proposta incentiva não só uma alternativa sustentável de locomoção pelo campus, mas também poderá trabalhar a saúde dos que utilizarem as bicicletas. “Eles vão melhorar suas vidas, porque eles vão estar fazendo uma atividade física”, contou. Marcos também é ciclista profissional e acredita que o plano já está conseguindo novos adeptos do meio de transporte.

O Unipê instalou treze Estações de Compartilhamento para guardar as bicicletas, que ficam distribuídos nas entradas da universidade, no ginásio, nos blocos de aulas e no Espaço de Vivência Acadêmica.

Hoje, Marcos ministrará, as 18h, a palestra “Saiba como Pedalar”, a fim de ensinar sobre o manuseio das bicicletas da projeto e a forma de condução. Essa maneira de direção serve tanto para as bicicletas internas quanto para quem tem o veículo em casa e o utiliza.

Jornal da Paraiba

Nenhum comentário: