domingo, 20 de abril de 2014

É hora de comemorar os 130 anos de nascimento do poeta Augusto dos Anjos e o centenário de sua morte.


O ano de 2014 é expressivo para a memória do poeta Augusto dos Anjos (1884-1913). Após o centenário recente do Eu (1912), é hora de comemorar os 130 anos de nascimento do poeta (data celebrada hoje) e o centenário de sua morte. Em Sapé, uma série de atividades ocorrem ao longo do ano para homenagear o filho da terra.
O Abril dos Anjos, que começou na semana passada com intervenções poéticas em espaços públicos da cidade, tem seu ápice hoje, às 20h, no palco instalado na Praça de Eventos João Úrsulo. Uma curiosidade: o palco é o mesmo em que o público está assistindo à montagem local da Paixão de Cristo.
"A ideia é popularizar Augusto dos Anjos e quebrar os estigmas que existem em torno dele", afirma a articuladora cultural Ana Maria Almeida, organizadora da programação apoiada pelo Memorial Augusto dos Anjos. "Nosso grande objetivo é que a cidade realmente adote a sua pérola, o seu grande mito, e que a população passe a reverenciá-lo. Temos estabelecimentos comerciais com o nome dele e muitas pessoas sequer sabem quem ele é. É como se ele fosse rejeitado por uma segunda vez."
O mestre de cerimônias do Abril dos Anjos em Sapé, hoje à noite, será o ator Alessandro Tchê, diretor da Paixão de Cristo.
Ele irá apresentar os artistas locais e grupos formados por estudantes das escolas públicas que vão realizar performances de teatro e de dança inspiradas nos versos de Augusto.


Segundo Ana Maria Almeida, o ponto alto do que está sendo chamado de Ano de Augusto dos Anjos em Sapé será em novembro, quando outro evento está sendo preparado para relembrar os 100 anos de morte do poeta. "Ainda não estamos com a programação fechada, mas a ideia é que o evento se relacione simbolicamente com o episódio."

Nenhum comentário: