quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cine Senhor volta a Itabaiana


Cine Senhor volta a Itabaiana O Projeto Paraíba Cine Senhor retorna a cidade de Itabaiana no dia 21 de junho para mostrar os cinco filmes que foram realizadas pelos alunos, quando de sua realização no município. Durante duas semanas o projeto desenvolveu na cidade várias ações audiovisuais, como realização de oficinas e exibições de filmes e vídeos, além de quatro campanhas socioeducativas.

O projeto também homenageou artistas ilustres dessa cidade, realizando um verdadeiro trabalho de valorização da cultura local. “Itabaiana respirou audiovisual nessas duas semanas inesquecíveis. Participei como aluno e ainda tive a oportunidade de mostrar um pouco de minha outra paixão que é a música. Que bom que agora vamos ver o resultado prático desse projeto maravilhoso”, dizMarlen Silva, 15 anos, que vem se destacando dentro da cena musical itabaianense.

As exibições acontecerão no SAMOP e estão previstas para começarem às oito horas da noite. Serão exibidos os filmes “Fé”, “A Artesã”, “Recordar é Viver”, “Há Mão” e “Caminhos Traçados”. Todas as produções enfocam temas ou personagens da própria cidade, num verdadeiro trabalho de valorização da cultura local e de recuperação da autoestima.

“A proposta principal do projeto é exatamente essa: fazer com que os moradores descubram que nas suas cidades existem boas histórias que podem ser transformadas em bons filmes, e para isso o projeto proporciona toda uma infraestrutura que vai orientarcomo isso pode ser realizado. O projeto não tem por objetivo formar diretor, até porque seria impossível em duas semanas fazer isso, em compensação ele aponta ferramentas, ele ensina os caminhos que devem ser procurados”, explica Orlando Junior, criador e Coordenador Geral do projeto, para em seguida concluir: “Nosso foco é contribuir para a formaçãodo cidadão, se conseguirmos isso, já será uma grande vitória”.

O projeto Paraíba Cine Senhor é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pela Associação Castelo Audiovisual e pela prefeitura da cidade de Itabaiana, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Polícia Militar que disponibilizou o PROERD – Programa Estadual de Resistência às Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal da Paraíba, do Projeto Cinema Petrobras em Movimento e do site Escrita Livre (www.escritalivre.com.br).


Com o Pbagora


Nenhum comentário: