domingo, 17 de maio de 2015

Com 100% de adesão, greve dos professores de Mari/PB segue e Sindsmar expõe vereadores contrários aos docentes

 11287141_795097447254435_1930188360_n
Com 100% de adesão, greve dos professores de Mari/PB segue forte e Sindsmar expõe vereadores contrários as reivindicações dos docentes
Diferente do que parte da imprensa da cidade de Mari, Zona da Mata da Paraíba, noticiou nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) de que poucos professores teriam aderido a paralisação, o Sindsmar – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mari, anunciou na manhã deste sábado (16) o primeiro balanço oficial do resultado da greve.
Segundo o Sindsmar a categoria aderiu 100% a greve e em conformidade com a lei foi instituído pelo sindicato um sistema de rodízio nas escolas para garantir que 30% dos professores estejam em sala de aula.
Os professores reivindicam os 13,01% do piso nacional, já que a prefeitura só deu 9% com a aprovação dos vereadores da bancada situacionista, a readequação da carga horária, a mudança na data base, dentre outras reivindicações.
Viana expõe o banner-outdoor
Viana expõe o banner-outdoor
Durante entrevista no programa Araçá em Debate da Rádio Araçá FM de Mari, na manhã desse sábado (16) o Presidente do Sindsmar Fernando Viana  apresentou o banner, estilo outdoor com a cara dos cinco vereadores que votaram na proposta do Prefeito, contra o indicativo dos professores como forma de expor a sociedade quem realmente está a favor da categoria.
O banner consta o nome dos vereadores Naldo do Ônibus, Léo Teixeira, Vânia de Zú, Adriano Cândido – O Bonito e Tiago Cabral e trás os seguintes dizeres: “Eles faltaram com a educação”, conforme o leitor pode observar na imagem acima.
Antes mesmo de ser exposto, o vereador Tiago Cabral havia revelado nas redes sociais e no programa da Câmara que se sua imagem fosse usada ele iria processar quem ousasse fazê-lo, o que revoltou ainda mais os professores e a opinião pública.
Até o presente momento os outros quatro vereadores preferiram o silêncio e não tem se pronunciado a respeito.
O Presidente do Sindsmar Fernando Viana, afirmou que o banner-outdoor será exposto em locais públicos e de grande aglomeração de pessoas, a exemplo da feira livre, portas das igrejas e repartições públicas, inclusive durante  a semana quando estará sendo exposto nas escolas onde acontece o sistema de rodízios.
11277992_795097393921107_1322163321_o (1)
Ainda durante a entrevista na Rádio Araçá FM, as professoras Edelquim e Marineide Martiniano apresentaram um panorama do Plano Nacional de Educação com dados bastante preocupantes referentes a educação do município de Mari.
Informações dão conta de que a Secretaria Municipal de Educação teria determinado o corte do ponto do professores que estão em greve, mas nem a Secretária Cibelly Sousa, nem a assessoria de comunicação da Prefeitura confirmaram a informação.

Da Redação Do ExpressoPB

Nenhum comentário: